Mantendo o Foco

h-um minuto com deus
“Disse também o outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me primeiro despedir dos que estão em minha casa. Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.” – Lucas 9:61 e 62.

Certo homem observava que seu vizinho, ao arar a terra, o fazia de forma reta, perfeita. Certo dia aproximou-se dele e lhe perguntou: Amigo, como você consegue arar a terra deixando uma linha reta no solo e quando eu aro fica tudo torto? O vizinho então respondeu: É simples meu amigo. Basta que você ao caminhar com o arado o faça em direção a um ponto que esteja na sua frente, por exemplo, neste momento estou arando a terra com os olhos fixos naquela árvore sobre aquela montanha. Após ter aprendido a lição, no dia seguinte o vizinho foi arar a terra e escolheu como ponto de referência o mastro de uma embarcação que passava pelo rio.

A lição que Jesus transmitiu no verso de hoje é sobre o foco. Quem deseja seguir o Senhor e servi-lo deve ter o foco fixo na sua frente. Não deve ser distraído por coisas que passam ao seu lado, muito menos deve arar olhando para trás. Há muitos erros cometidos por pessoas que se propõe a seguir a Jesus. O mais comum é não ter foco, andar sem direção, como o vizinho que desconhecia a técnica do foco na referência fixa. Outros mantêm o foco em coisas passageiras, bens materiais, por exemplo. Estes estão agindo como o vizinho que aprendeu de forma errada a lição colocou o foco num objeto móvel o que o impediu de arar de forma reta e perfeita.

Que neste dia nossos olhos estejam fixos no autor e consumador de nossa fé. Que possamos caminhar de forma reta ao olharmos para o Mestre pois ele não muda.

Oração: Pai nosso que estás nos céus. Glória seja dada a ti por tudo que o Senhor já fez e por tudo que o Senhor é. Quero andar retamente diante de ti. Ajuda-me a olhar firmemente para Jesus a cada passo que eu der. Ajuda-me a manter o foco naquilo que é essencial. Que minha família, emprego, estudos, relacionamentos, amigos não venham me distrair do meu alvo. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.