Estabelecendo Expectativas

h-um minuto com deus
“Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” – Lucas 9:57 e 58.

O trabalho de Jesus era muito popular. Ele ensinava usando uma linguagem acessível, pregava o estabelecimento do Reino de Deus nesta terra, curava doentes, multiplicava alimento e até ressuscitava mortos. É evidente que estas atitudes atraiam os seguidores.

O verso de hoje fala de um homem que aproximou-se de Jesus. O relato de Mateus 8 diz que este homem era um escriba, um homem culto e de destaque na sociedade dos judeus. A Bíblia não dá detalhes sobre ele, simplesmente relata que tal homem decidiu seguir a Jesus por onde quer que ele fosse. Até aqui temos uma nobre e louvável decisão. No entanto, a resposta de Jesus, conhecedor das motivações do ser humano, indica que muito provavelmente o escriba ainda não tinha considerado o fato de que ao seguir a Jesus ele não teria nenhuma garantia de prosperidade material. Pelo contrário, perderia o seu status social e muito dos seus bens. A resposta de Jesus sugere uma outra pergunta ao escriba: Meu amigo, diante de uma vida de privação que eu levo você tem certeza de que deseja me seguir?

Hoje Jesus é uma figura popular na cultura ocidental. É socialmente aceitável dizer que seguimos a Jesus. Muitos o seguem na expectativa de bênçãos materiais. Mas tais expectativas são adequadas? As vantagens de seguirmos a Jesus são enormes. Não apenas no porvir, mas na vida presente teremos bênçãos espirituais sem medida. No entanto, seguir a Jesus não é assinar uma apólice de seguros contra tragédias, não significa um contrato de sucesso profissional e material. Jesus é honesto com os que o desejam segui-lo. Ele estabelece expectativas realistas. O marketing religioso de hoje aplicado por muitas denominações cristãs sugere ao povo que a aceitação de Jesus vai lhe assegurar um bom emprego, uma boa casa, um bom carro e outras bênçãos materiais. Mas as promessas do Senhor Jesus estão num nível superior, num nível espiritual. Deseja você seguir a Jesus em busca de bens espirituais?

Oração: Amado Deus. Eu sou grato por tantas bênçãos espirituais que o Senhor tem me concedido. Sei que ao tomar a decisão de segui-lo não estou livre dos problemas, tribulações e privações, mas sei também que mesmo no meio de dificuldades tenho a certeza de que o Senhor está ao meu lado. Ajuda-me a viver uma religião não de aparências, mas de verdadeira comunhão contigo. Ajuda-me a desejar ardentemente os bens espirituais deixando os materiais em segundo lugar. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.