Levanta-te Jovem

“Jovem, a ti te digo: Levanta-te” – Lucas 7:14. Jesus, cercado de uma grande multidão, ao entrar na cidade de Naim viu algumas pessoas que levavam um caixão de defunto. Ele se aproximou e viu que se tratava de um jovem, filho único de uma viúva. Imagine a tristeza desta mulher. Além de ter perdido … Ler mais

A Hierarquia no Reino de Deus

“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva.” – Marcos 10:43. Desde que nascemos já temos contato com o conceito de hierarquia: Os pais mandam e as crianças obedecem. Hierarquia pode ser definida como uma relação de subordinação entre pessoas de um grupo. … Ler mais

Música ao Senhor

“Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” – Salmo 33:3. O maior livro da Bíblia é o livro dos Salmos. O tamanho deste livro que era o hinário dos judeus mostra a importância da música dentro da religião judaica. Ao lermos o livro dos salmos percebemos que os temas são bem variados. Abordam … Ler mais

Quem é o Rei?

“Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, a Ramá, e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações.” – I Samuel 8:4-5. Deus agiu de forma maravilhosa para … Ler mais

Apostasia

“Vós me profanastes entre o meu povo por punhados de cevada, e por pedaços de pão, matando aqueles que não haviam de morrer, e guardando vivos aqueles que não haviam de viver, mentindo ao meu povo que escuta a mentira.” – Ezequiel 13:19. O povo de Israel foi escolhido por Deus para ser uma bênção … Ler mais

Você é Digno?

“Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Por isso não me julguei digno de ir ter contigo.” – Lucas 7:6 e 7. Jesus viveu na época da supremacia do império romano. Os judeus tinham muitas razões para não gostar dos romanos. Mas havia alguns romanos bons para os … Ler mais

Fruto Para Si Mesmo

“Israel é uma vide frondosa. Dá o fruto para si mesmo. Conforme a abundância do seu fruto, assim multiplicou os seus altares.” – Oséias 10:1. Quando paramos para estudar e analisar a criação notamos que Deus, ao criar o mundo, colocou a marca do altruísmo nas coisas criadas. Tudo que foi criado por Deus tem … Ler mais

Restituição por Amor

“Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.” – II Samuel 9:7. Saul, o primeiro rei de Israel, não andou nos caminhos do Senhor. Por este motivo … Ler mais

Alegria no Perdão

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.” – Salmo 32:1. O termo “bem-aventurado” significa feliz. Quando falamos em bem-aventuranças logo nos lembramos do sermão da montanha pregado por Jesus no início de seu ministério. No entanto há outros textos bíblicos que citam bem-aventuranças e mostram como o homem pode ser cada … Ler mais

Poder na Fraqueza

“E ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor … Ler mais

Estão Falando Mal de Você?

“Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.” – I Pedro 3:16. Algumas pessoas se importam muito com o que os outros dizem a seu respeito. Outras pessoas se importam menos, mas a verdade é que todo indivíduo, em … Ler mais

A Religião do Sim

“Mas a vós, que me ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.” – Lucas 6:27 e 28. É muito comum ouvirmos a seguinte declaração: “Eu não tenho religião, não frequento nenhuma igreja, mas eu acredito que Deus existe e eu … Ler mais

Trombetas

“Os filhos de Arão, os sacerdotes, tocarão as trombetas.” – Números 10:8. Logo após ter saído do Egito, Deus ordenou que Moisés fizesse duas trombetas de prata. O toque da trombeta tinha duas funções: Congregar o povo e indicar a saída para a guerra. O toque contínuo indicava que o povo deveria se congregar, já … Ler mais

Dores de Parto

“Pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.” – I Tessalonicenses 5:3. Deus, através dos profetas e apóstolos, nos alertou sobre o dia da vinda do Senhor. Ao acompanharmos os noticiários é possível prever que nosso mundo … Ler mais

Olhando para Frente – Parte II

“Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento e não o leva a beber?” – Lucas 13:15. Ontem relembramos o episódio da cura da mulher que durante dezoito anos andou curvada. Graças ao poder de Deus manifestado por Cristo esta mulher endireitou-se. Esta cura foi realizada no … Ler mais

Olhando para Frente – Parte I

“Ela andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se” – Lucas 13:11. O evangelista Lucas narra uma cura que nenhum outro evangelista relatou: A cura de uma mulher curvada que não podia de modo algum se endireitar. Esta mulher há dezoito anos andava como um corcunda, olhando apenas para o chão. Ela não olhava … Ler mais

Um Deus Misericordioso

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim.” – Lamentações 3:22. * O sábado é um dia especial quando podemos refletir sobre o amor e misericórdia de Deus. Uma das formas que Deus usa para expressar sua misericórdia é Sua criação. A natureza é uma … Ler mais

Preciso de Um Médico

“Os fariseus, vendo isto, perguntaram aos seus discípulos: Por que come o vosso mestre com os cobradores de impostos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo isso disse: Não necessitam de médico os sãos mas sim os doentes.” – Mateus 9:11 e 12. A religião judaica proibia o contato e associação com pessoas impuras. O judeu que … Ler mais

Auto-Análise

“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” – II Coríntios 13:5. Uma das frases mais famosas de Jesus Cristo é aquela que proíbe o julgamento de outras pessoas: “Não julgueis … Ler mais

O Perigo do Sucesso

“Depois que Roboão se fortaleceu e se firmou como rei, ele e todo o Israel abandonaram a lei do Senhor.” – II Crônicas 12:1. Na época em que a Bíblia foi escrita havia um conceito errado enraizado na cabeça das pessoas. Elas acreditavam que as pessoas ricas e bem sucedidas eram as pessoas recompensadas por … Ler mais