Acumular? Para Quê?

h-um minuto com deus
“Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele.” – I Timóteo 6:7.

Um dos grandes problemas em nosso mundo é a desigualdade social: Algumas pessoas são muito ricas e muitas pessoas são bem pobres. Quem já não ouviu a famigerada expressão “dinheiro chama dinheiro”. Infelizmente é isso mesmo que acontece. Quem tem muito dinheiro tem também a possibilidade de acumular ainda mais usando o dinheiro que tem para gerar mais lucros. Quem tem pouco, submete-se trabalhando para enriquecer quem tem muito.

A ambição do homem faz com que ele acumule cada vez mais bens. A lista anual dos 400 homens mais ricos do mundo publicada recentemente pela revista Forbes destacou que desta vez apenas bilionários puderam entrar. (Na edição anterior algumas pessoas com menos de um bilhão estavam na lista, mas nesse ano só os bilionários entraram). Isso mostra que quem tem dinheiro está cada vez mais rico.

O apóstolo Paulo relembra o jovem Timóteo de que este acúmulo de bens não trará nenhum benefício em nossa vida no porvir. Ele destaca que “nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele.” Este é um fato incontestável. Embora seja prudente manter uma provisão razoável para encarar imprevistos financeiros, o acúmulo de riquezas não faz parte do plano de Deus para nós. Nosso dinheiro só tem valor real quando for bem utilizado. Uma fortuna acumulada no banco é apenas um número impresso no extrato bancário, sem valor na prática.

Que o Senhor Jesus nos ajude a acumular bens espirituais como a mansidão, a misericórdia, a fé e o amor. Apenas os bens espirituais poderão ser levados deste mundo.

Oração: Querido Deus. Ajuda-me a ser altruísta. Retire de meu coração toda semente de egoísmo. Que meus recursos, tempo, habilidades possam valer muito ao serem bem aplicados na Tua obra. De-me sabedoria para poupar sem a ambição de acumular. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.