As Resoluções de um Homem Vitorioso

h-um minuto com deus
“Porque Esdras tinha posto no seu coração estudar a lei do Senhor, obedecer-lhe e ensinar em Israel os seus mandamentos.” – Esdras 7:10.

Há alguns homens que se destacam da maioria e deixam seus nomes gravados no livro de pedra da história. Esdras foi um desses homens: descendente de Arão, escriba e profundo conhecedor da lei, foi escolhido pelo rei Artaxerxes para investigar a situação em Judá e em Jerusalém e levar tesouros e ofertas para sacrificar ao Senhor.

A Palavra de Deus nos diz que “a boa mão do seu Deus estava sobre ele” (Esdras 7:9) e isso fez a diferença na vida de Esdras. A mão de Deus estava sobre Esdras. Isso fez dele um vitorioso. Mas surge a pergunta: Por que a mão de Deus estava sobre Esdras? Não estava a mão de Deus sobre todo o povo? Por que especialmente sobre Esdras?

A resposta a esta pergunta está no verso de hoje. A mão de Deus estava especialmente sobre Esdras porque ele tomou três importantes resoluções: Primeiro, decidiu ESTUDAR a lei do Senhor, isto significa investigar, consultar a vontade de Deus em sua Palavra. Segundo, Esdras decidiu OBEDECER. Nada vale estudar e ter conhecimento se não existe a obediência ao Senhor. Em terceiro lugar, Esdras pôs em seu coração que deveria ENSINAR os mandamentos do Senhor ao seu povo.

Que três belíssimas decisões: Estudar, obedecer e ensinar. É importante notar que estas ações devem obedecer esta ordem. Não é possível obedecer se não estudamos e desconhecemos a lei. Tampouco é possível ensinar se não estudamos ou se não aprendemos.

Vamos hoje tomar as decisões de Esdras: Estudar, obedecer e ensinar. Que a mão de Deus esteja sobre você de modo especial neste dia.

Oração: Poderoso Deus. Eu desejo que sua mão esteja sobre mim neste dia. Não só desejo, mas tenho plena necessidade disso. Sei que seu amor por mim é incondicional e que sua vontade é que eu siga seus passos e o exemplo de Seu Filho e dos grandes homens de fé do passado. Ajuda-me a ter força para tomar decisões significativas. Quero estudar para aprender, obedecer para te glorificar e ensinar para salvar outros. Ajuda-me a manter firme este propósito em meu coração. Quero ser como Esdras, um homem de fé sobre o qual estava sua mão. Estas coisas eu te peço em nome de Jesus. Amém.