Primeiro Amar, Discutir Depois

h-um minuto com deus
“Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.” – Gálatas 5:14 e 15.

Quando lemos a epístola de Paulo aos Gálatas facilmente percebemos que o destinatário era uma igreja dividida. Uma questão doutrinária estava trazendo animosidade não apenas entre os membros mas principalmente entre a liderança da igreja. Uns acreditavam que os cristãos deveriam seguir as tradições dos judeus (especialmente a circuncisão e a celebração das festas em dias e meses específicos), outros entendiam que a lei dos judeus havia sido abolida por Cristo e que as obras da carne não poderiam justificar o homem. Houve até uma desavença séria entre Paulo e Pedro por este motivo (Gálatas 2:11-14).

O fato é que tal discussão doutrinária estava afetando o dom mais precioso que um grupo de cristãos deveria manter e cultivar: O amor entre os irmãos.

Paulo não se exime do debate e em seu discurso analisa o mérito da questão, no entanto ele percebe que o debate dentro da igreja da Galácia acabou gerando críticas, insultos e destruição de relacionamentos entre irmãos. Eles estavam se mordendo e se devorando uns aos outros.

Quantas vezes em nossa vida estamos envolvidos em conflitos de ideias com outras pessoas? Muitas vezes até envolvendo áreas naturalmente boas como religião, família e trabalho. Muitas vezes a discussão e o debate de assuntos importantes são úteis e necessários. Mas se não houver o genuíno amor cristão, tal debate não poderá gerar resultados positivos, por melhor que sejam as argumentações. Amar primeiro, discutir depois. Se não estou preparado para amar, não estou pronto para discutir, mesmo tendo bons argumentos.

Oração: Pai de Amor. Quantas vezes tenho me envolvido em discussões com pessoas e deixado de lado o amor. Ajuda-me, Senhor, a ter a mansidão de Cristo e habilidade para expor minhas posições com firmeza e convicção demonstrando amor. Se eu estiver equivocado, ajuda-me a perceber que estou no caminho errado e ter a humildade para alterar o rumo de minha vida. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.