A Hierarquia no Reino de Deus

h-um minuto com deus
“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva.” – Marcos 10:43.

Desde que nascemos já temos contato com o conceito de hierarquia: Os pais mandam e as crianças obedecem. Hierarquia pode ser definida como uma relação de subordinação entre pessoas de um grupo. Dentro de uma hierarquia há os que estão acima, com maior autoridade, e os que estão subordinados. Há grupos onde a hierarquia é bem definida, por exemplo, entre os militares e em algumas organizações religiosas. As empresas tinham bem definidos os cargos e as relações de subordinação, mas com as transformações dos últimos anos hoje as relações de hierarquia nas empresas nem sempre são bem definidas. Bem ou mal definidas, as hierarquias normalmente funcionam da seguinte forma: quem está acima é servido por quem está subordinado. O diretor manda no gerente e o gerente serve o diretor. O gerente manda no funcionário e este serve o gerente.

No reino de Deus a ordem de hierarquia é invertida. Quem está acima serve quem está numa posição inferior. Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas é facilmente compreendido quando analisamos o exemplo de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor. Ele foi o maior dentre os homens. A ele o Pai deu um nome acima de todo o nome e o exaltou acima de tudo e de todos, no entanto ele nos serviu como se fosse servo da humanidade.

O verso de hoje diz que uma pessoa grande no reino do céus é aquela que está disposta a servir não apenas quem lhe é hierarquicamente superior, mas seus iguais e inferiores. Muitas vezes somos tentados a dizer: “Eu não vou fazer isso. Há outros que podem fazer. Esta não é minha tarefa. Eu sou capaz de fazer muito mais por isso deixo que outro faça este trabalho mais simples.” Os que pensam desta maneira deveriam recapitular o episódio onde Cristo lavou os pés dos discípulos e deu um verdadeiro exemplo do que é ter o espírito de serviço.

Que nesta nova semana sejamos mais servos do que servidos.

Oração: Pai nosso. Louvado seja o teu nome. Obrigado pelas lições espirituais que a cada dia o Senhor nos concede. Obrigado pela luz que emana da tua Palavra. Obrigado pela vida e pelo exemplo do seu Filho Jesus Cristo. Ajuda-me a ter um coração inclinado para servir desinteressadamente a quem precisa de mim. Transforme minha vida. Faça-a mais semelhante à vida do Seu Filho. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.