Preconceito Religioso

h-um minuto com deus
“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai… Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” – João 4:20, 21 e 23.

O encontro de Jesus com a mulher samaritana citado no capítulo 4 do evangelho de João é um dos episódios bíblicos mais significativos para mim. A história é repleta de lições, mas a lição que mais se destaca é a quebra de um gigante muro que separa as pessoas. Esse muro chama-se preconceito religioso.

Deus enviou seu Filho ao mundo para salvar uma raça perdida. Esta linda mensagem de salvação foi pregada pelos patriarcas, profetas e apóstolos. O homem, ao receber a mensagem de Deus, deveria se colocar numa condição de servo dos seus semelhantes. Infelizmente muitos ao receberem a mensagem de Deus orgulham-se por isso e acabam se colocando numa posição superior aos seus irmãos. Surge ai o preconceito.

A relação de inimizade e preconceito entre samaritanos e israelitas é um exemplo da separação entre seres humanos causada pela má compreensão da religião. A mulher samaritana levantou a seguinte questão: Onde devemos adorar a Deus? Aqui em Samaria ou em Jerusalém? Cristo quebrou o muro de separação ao responder que não é o lugar físico o mais importante, mas o espírito com o qual o adorador adora o Pai.

Muitos hoje empenham-se em discutir qual é a igreja verdadeira e certamente buscam argumentos bíblicos para provar que sua igreja é a verdadeira. Isso gera preconceito, separação, ódio e exclusão. O Senhor Jesus nos convida hoje para uma religião caracterizada não pela exclusividade denominacional mas pelo envolvimento espiritual do crente na adoração do Pai.

Hoje eu lhe convido para adorar a Deus em espírito e em verdade.

Oração: Glorioso Pai. Meu desejo hoje é louvá-lo e adorá-lo em espírito e em verdade. Meu Deus, envie sobre mim o seu espírito para que eu possa adorá-lo da maneira como o Senhor deseja. Quero a cada dia crescer no conhecimento da verdade para que minha adoração seja aceita. Abra os meus olhos para que eu possa entender o verdadeiro sentido de minha religião. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.