As congregações da ICBU são entidades juridicamente independentes e soberanas em suas decisões. Apesar de gozar de independência do ponto de vista jurídico, as congregações são interdependentes em outros aspectos:
- Financeiro – As congregações estabelecidas têm o dever de apoiar financeiramente os grupos familiares e os grupos organizados.
- Doutrinário – As congregações e grupos da ICBU devem buscar a unidade doutrinária dentro da filosofia da revelação progressiva.
- Organizacional – As congregações e grupos da ICBU devem funcionar adotando os procedimentos estabelecidos em função de sua missão e valores. (Exemplo de procedimentos padrão: não remuneração de qualquer espécie para diretores, publicação mensal de relatório de transparência financeira, procedimento de arrecadação e contabilização de donativos)
- Recursos Humanos – Cada congregação deve se esforçar e se organizar no sentido de apoiar os grupos menores através do envio de recursos humanos para auxílio nas programações e projetos do grupo.