Início - Perguntas Frequentes - Contato

Início Oração Louvores Palestras A Igreja Devocional Documentos Fotos Cartas

 

 

Ata da Cerimônia de Inauguração da

Primeira Igreja Cristã Bíblica Adventista em Sergipe

 

16/08/2008

Hélio Rodrigues de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 16 de agosto de 2008, os anciãos Mario Fragnan, Elpídio da Cruz e Hélio Rodrigues de Souza, da Igreja Cristã Bíblica Adventista do Jardim Vera Cruz, São Paulo estiveram na cidade de Itabaianinha no estado de Sergipe atendendo o convite do irmão José Renato, mais conhecido como irmão Dedé para a cerimônia de inauguração da primeira ICBA do estado de Sergipe.

O irmão Mario Fragnan iniciou a cerimônia de inauguração convidando os irmãos presentes a ajoelharem-se para a oração inicial.

Nela referiu-se à alegria de estar vivendo esse momento de festa espiritual.

Pediu as bênçãos de Deus para o templo inaugurado e bênçãos para todos os presentes.

Depois da oração fez uma explanação sobre alguns princípios da Igreja Cristã Bíblica Adventista.

O primeiro princípio abordado foi o de que a igreja tem como premissa básica o amor incondicional mesmo por aqueles que são de outras denominações, mesmo pelos que pensam de forma diferente , recebendo-os como irmãos , não fazendo qualquer tipo de distinção.

Outro principio é o amor a Deus.

Essas são os dois princípios fundamentais da igreja cristã bíblica adventista.

O irmão Mario Fragnan reportou-se ao fato da igreja cristã bíblica adventista de Itabaininha ter seu registro realizado na prefeitura, obedecendo assim a lei dos homens.

Considerou importante o alvará de liberação da prefeitura, mas afirmou que se essa igreja não estiver de acordo com as normas de Deus apenas o alvará, perante Deus não teria valor algum.

Informou também que um dos princípios da igreja é seguir as normas estabelecidas na Bíblia.

Depois referiu-se a outra característica da ICBA: a transparência financeira

Informou que todos os meses a igreja apresenta aos membros relatório de prestação de contas de cada centavo que entra e sai da igreja.

Afirmou que a igreja que não apresenta relatório dos gastos não está de acordo com a normas bíblicas e que infelizmente no meio evangélico grande parte das igrejas não se preocupa com a transparência e agem de forma diferente, dando péssimo testemunho do uso do dinheiro.

Afirmou que cada centavo, cada oferta voluntária devem ser usados para a honra e glória de Deus e não para beneficio de homens.

Um outro principio é que antes de alguma decisão importante o assunto é debatido pelas lideranças e depois votado por todos os membros da igreja.

Outro principio é a inexistência de comissões fechadas, qualquer polêmica ou discussão que surja seja qual for o motivo é analisada de forma aberta com a presença de todas as partes interessadas.

Outro fundamento é a pregação do evangelho a toda nação , tribo ,língua e povo.

Outra premissa é a crença e adoração ao Deus Único, a crença em um único Deus e a seu filho Jesus,como ensinam as escrituras sagradas.

Outra premissa é o batismo em nome de Jesus Cristo,o filho de Deus como ensina a Bíblia.

Outro princípio é o entendimento que a igreja não tem toda a verdade. Se alguém apresentar uma verdade que a igreja ainda não havia percebido ou se as lideranças da igreja estiverem interpretando alguma doutrina de forma errada , se alguém provar pela Bíblia que a igreja está equivocada, a igreja estuda a questão e se for o caso apresenta para os membros o novo entendimento que também torna-se objeto de votação geral.

Citou que existiam outros princípios mas a brevidade do tempo não permitiu maiores explanações

Mas os princípios mais importantes são: o amor incondicional a Deus e aos queridos irmãos.


ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DO TEMPLO.

Em seguida, convidado pelo irmão Mario Fragnan, o irmão Helio Rodrigues proferiu a oração de consagração da igreja.

Na oração reconheceu que as pessoas dessa igreja não eram melhores que as de outras denominações, que essa é uma igreja constituída por pecadores.

Pediu que Deus desse à igreja o mesmo que deu a Salomão, sabedoria dos céus para que os irmãos alcançassem o entendimento necessário para que esse templo possa ser utilizado para a verdadeira adoração.

Que esse templo viesse a refletir o infinito amor de Deus.

Que esse templo possa ser nessa cidade um marco inicial da transmissão de sua Palavra.

Que o Senhor dê entendimento, humildade e sabedoria para que as pessoas dessa igreja possam ser verdadeiros adoradores, para que essa igreja não se considere melhor que as outras, que os membros dessa igreja não esqueçam que não passam de pecadores querendo aprender o exercício do verdadeiro cristianismo.

Que o Senhor derramasse milhares de bênçãos sobre a igreja.

Que o Senhor dê condições para que dessa igreja surjam mais igrejas aqui no Nordeste e em todo o Brasil.

Finalizando agradeceu a Deus em nome de Jesus Cristo, pela abertura do templo.

SERMÃO DE INAUGURAÇÃO.

Após a oração de dedicação, o irmão Hélio foi convidado para apresentar o primeiro sermão no novo templo da igreja cristã bíblica adventista de Itabaianinha, Sergipe:

Tema do sermão: Necessidade de ânimo para início e formação de uma nova igreja.

Para um nova igreja cumprir sua finalidade principal que é a pregação do evangelho é preciso ânimo.

Salmo 122-1 – “Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor”

É o animo contido nesse verso que deve ter o cristão que inicia uma nova igreja.

Uma igreja sem ânimo, não cresce, uma igreja sem ânimo desaparece.

Temos aqui nesse local pessoas animadas. Pessoas que fizeram questão de estar aqui hoje.

Pessoas que poderiam agora estar em outro lugar e escolheram estar aqui.

Isso significa que de uma forma ou de outra, todos os presentes estão animados com a inauguração dessa igreja.

Estabelecer uma igreja nova não é fácil.

Geralmente quem está construindo uma nova igreja, saiu de grandes igrejas, igrejas formadas há muitos anos, onde tudo está pronto, basta apenas sentar num banco confortável, ouvir um belo sermão, ouvir belas músicas, orar com os amigos e assim por diante...

Quem ajuda a abrir uma nova igreja não encontra essas facilidades.

Numa igreja antiga as doutrinas já estão totalmente estabelecidas e nem sequer é preciso estudá-las, já está tudo pronto, basta acreditar em tudo que é dito.

Uma igreja nova geralmente surge quando há divergência doutrinária ou administrativa com relação à denominação anterior.

Com a revisão das doutrinas antigas algumas coisas que antes se acreditava são abandonadas.E algumas coisas que não se tinha percebido na Bíblia passam a fazer parte da fé.

Geralmente as igrejas mais antigas tem muitos pregadores. Numa igreja nova os pregadores ainda estão em formação e as vezes é preciso ter paciência com a falta de pregadores.

É bom freqüentar uma igreja animada.

Uma igreja animada é uma igreja de pessoas animadas.

Uma pessoa animada anima outras pessoas assim como uma pequena igreja com pessoas animadas serve de estimulo para a abertura de outras igrejas.

Quando algumas pessoas estão iniciando uma nova igreja aparecem pessoas que dizem coisas do tipo: volte para onde você estava, volte para o lugar de onde você nunca deveria ter saído, a sua nova igreja não vai te levar a lugar nenhum, você abandonou a fé, você apostatou...

Para enfrentar essas situações, os fundadores de uma nova igreja precisam de ânimo.

Esdras e Neemias viviam na corte do rei Nabucodonosor. E abandonaram a mordomia de morar com o rei, para reconstruir Jerusalém. Jerusalém estava assolada, queimada pelo fogo e ocupada por inimigos. Mas Esdras e Neemias preferiram reconstruir a Jerusalém.

Moisés estava no monte Sinai falando com Deus e quando volta o que vê? Vê o povo em meio à idolatria.

Daniel estava de bem com o rei Dario e por causa de seu ânimo em orar teve que entrar numa cova de leões.

Davi com fé em Deus e apenas uma pedra derrotou o gigante Golias.

Quanta gente deve ter dito: Noé, você está louco, pare de construir essa arca.

Essa igreja que está agora sendo inaugurada vai enfrentar muitos problemas.

Mas para superar esses problemas devemos ter a fé de Esdras, Neemias, Moisés, Davi, Daniel e Noé.

Diante das aflições que surgem no início de uma igreja precisamos seguir aquele conselho que Jesus nos deixou em João 16:33 “Essas coisas tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”

Com fé e com as bênçãos de Deus essa igreja vai prosperar e dessa igreja se Deus assim quiser, surgirão novas igrejas.
 
CERIMONIA BATISMAL

O irmão Elpidio inicialmente agradeceu a presença dos irmãos de diversas denominações dentre elas , Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Deus é amor e aos irmãos da Igreja Cristã Bíblica de Itabaianinha.

Logo após foram distribuídos para todos os presentes exemplares do livro “Eu e o Pai somos um” de autoria do irmão Ricardo Nicotra.

O irmão Elpidio fez uma pergunta: Por que os irmãos vão ser batizados se já foram anteriormente batizados em outra denominação?

Explicou que esse batismo era diferente dos anteriores por se tratar de um batismo somente em nome de Cristo, de conformidade com o contido na Bíblia.

Informou que os irmãos que vão ser batizados foram estudando e analisando profundamente a Bíblia e nesse estudo concluíram que o batismo deve ser realizado apenas em nome de Jesus Cristo.

O irmão Elpidio citou Romanos 6:3 – Ou porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

Explicou que o batismo é um símbolo da morte de Jesus e que quando alguém aceita o batismo reconhece que está morrendo para o mundo e vivendo para Jesus.

Foi formulada essa pergunta para os presentes: Se o batismo representa a morte e a ressurreição de Cristo em nome de quem devemos ser batizados? E os presentes responderam: em nome de Cristo.

Face ao adiantado da hora o irmão Elpidio disse que não haveria tempo para detalhar melhor a questão do batismo e que esse assunto poderia ser estudado de forma mais profunda com a leitura do livro que foi distribuído para todos os presentes.

Dita essas palavras o irmão Elpidio fez algumas perguntas para os irmãos que seriam batizados: se acreditavam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e se acreditavam que Jesus Cristo é o nosso único salvador pessoal.

Após as respostas afirmativas o irmão Elpidio realizou o batismo, unicamente em nome de Jesus, do irmão José Renato, conhecido como irmão Dedé, de sua esposa Roseneide , de sua filha Ana Paula, do irmão Bosco e de sua esposa, irmã Edimar.

 

 

 


Igreja Cristã Bíblica Adventista

Rua Manuel Pires Maciel, 115 - São Paulo - SP - CEP:08310-610

Telefone: (11) 2015-6771 - email: contato@igrejacrista.com