- Igreja Cristã Bíblica Unitariana - http://www.igrejacrista.com -

Andando Sobre a Água (1ª Parte)

h-um minuto com deus
“Disse-lhe [Jesus]: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.” – Mateus 14:29.

O cenário que antecede o verso de hoje é aterrador: Os discípulos estavam num barco que estava sendo açoitado pelas ondas do mar. Como se não bastasse a ameaça do barco afundar naquela hora da madrugada, alguém aparece diante deles andando sobre o mar. Eles pensam ser um fantasma e gritam de medo. O homem que estava andando sobre o mar identifica-se como sendo Jesus e diz para que eles não temam. Pedro toma a iniciativa (como sempre!) e diz ao Mestre “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por sobre as águas”. Então o Mestre o chama: “Vem!”. Pedro desceu do barco e miraculosamente começou a andar sobre as águas em direção a Jesus.

A vida de uma pessoa antes de conhecer a Cristo pode ser comparada à experiência dos discípulos naquele barco. Navegavam no escuro da madrugada, eram açoitados pelas ondas de um mar bravio, caminhavam numa direção mas o vento lhes era contrário e estavam no meio do mar, ou seja, sem ter terra firme para onde correr diante da ameaça do barco afundar. Que situação ameaçadora! Eu não queria estar neste barco. Mas os discípulos não tinham outra opção até que Cristo apareceu, identificou-se e disse “Vem” àquele que tinha no seu coração a disposição de estar com Ele.

Pedro teve fé e decidiu abandonar o barco. É bom lembrar que o barco mesmo sendo açoitado pelas águas ainda navegava sobre elas. Pedro não viu Jesus, apenas ouviu Sua Palavra que dizia “Vem!”. Ele decidiu confiar na Palavra do Senhor, abandonou o barco e andou pela fé em direção ao Mestre.

Hoje muitos estão num barco açoitado pelas ondas e pelo vento. Têm uma vida turbulenta e sem perspectiva de dias melhores. Para estes o Senhor aparece e convida para que venham a ele. A decisão de sair do barco e pisar na água é de cada um de nós. Do ponto de vista racional pode parecer uma decisão absurda. Como é possível andar sobre a água? Isso não nos cabe responder. A nós cabe atender ao convite do Senhor que hoje nos chama dizendo “Vem”.

Oração: Deus de amor e de bondade. Olho para minha vida como a dos discípulos naquele mar revolto navegando na tempestade e contra a maré. Parece que tudo dá errado e tudo ao mesmo tempo. E é nesta situação que vejo o Senhor se aproximar e me convidar para segui-lo. Ó Senhor, tenho medo de sair do barco e ir a Cristo. Como posso saber se esta é a decisão correta? Eu não tenho fé suficiente. Hoje te peço mais fé. Quero seguir a Cristo e deixar este barco. Por mais absurda que esta decisão pareça aos olhos humanos, desejo tomá-la em minha vida e colocar o pé no caminho que me leva a Cristo. Esteja comigo, meu Pai. Em nome de Jesus te peço. Amém.