- Igreja Cristã Bíblica Unitariana - http://www.igrejacrista.com -

O Filho da Prostituta

h-um minuto com deus
“Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas…. Assim Jefté foi ao encontro dos amonitas, a combater contra eles; e o Senhor lhos entregou na mão.” – Juízes 11:29 e 32.

O período compreendido entre a morte de Josué e o estabelecimento da monarquia em Israel foi caracterizado pela instabilidade espiritual do povo de Deus. Por falta de uma liderança forte e também por falta de fé, o povo frequentemente era levado à adoração de falsos deuses. Por causa desta apostasia sofriam tristes consequências dentre as quais se destacava o jugo de nações inimigas.

Deus em sua misericórdia levantava homens e mulheres conhecidos como juízes que exerciam liderança diante do povo e traziam o povo para perto de Deus que os livrava das mãos do inimigo.

Um dos homens que Deus suscitou para livrar o seu povo foi Jefté. O capítulo 11 do livro de Juízes inicia falando sobre Jefté: “Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho duma prostituta; Gileade era o pai dele.”

Aos olhos de seus irmãos por parte de pai Jefté era um homem desprezado. O verso 2 diz que os filhos do pai de Jefté expulsaram o seu irmão porque ele era filho de outra mulher. “Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos juntaram-se a Jefté, e saiam com ele.” (Juízes 11:3). Como se não bastasse o fato de ser filho de uma prostituta, agora Jefté se mistura com homens levianos, pessoas sem moral, vazias espiritualmente.

Tudo conspirava contra Jefté, mesmo assim Deus viu valor em Jefté. O verso 1 diz que Jefté era um homem valoroso. Deus enviou Seu Espírito sobre Jefté e o usou para livrar o seu povo dos amonitas. A experiência de Jefté é nossa experiência. Podemos ter um passado que não nos recomende. Podemos ter sido expulsos de nossa família por sermos considerados indignos. Podemos estar cercados de pessoas levianas, sem moral, em cuja boca se acham palavras torpes. Mesmo assim o Senhor vê em nós valor e beleza como uma flor no pântano.

Quando o Espírito do Senhor veio sobre Jefté ele se tornou um homem vitorioso não apenas diante de Deus, mas diante dos homens. O Senhor quer hoje derramar o Seu Espírito sobre você, não importa o seu passado, não importa se as pessoas te consideram dignas ou se seus amigos não têm qualidades espirituais. O Senhor quer dar a você uma vida de vitórias espirituais como deu a Jefté.

Pense nisso durante este dia e decida hoje estar ao lado do Senhor.

Oração: Meu Deus. Quando olho para mim não vejo como posso me salvar. Quando olho para ti não vejo como posso me perder. Sou um instrumento imperfeito e falho, mas em Suas preciosas e perfeitas mãos posso ser usado para fazer boas obras. Usa-me Senhor. Faça de mim um Jefté. Alguém que tenha a vitória apesar de sua origem. Obrigado por me considerar seu Filho. Em nome de Jesus eu oro. Amém.