Imprimir Imprimir

A Síndrome de Caim

h-um minuto com deus
“Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?” – Gênesis 4:9.

“Cada um com os seus problemas”. Você já ouviu esta frase?

Ela reflete a filosofia de uma sociedade cada vez mais individualista. O individualismo é um nome bonito e politicamente correto que muitas vezes significa egoísmo. A cada dia que passa as pessoas pensam cada vez mais em si mesmas e cada vez menos no seu próximo.

Quando o Senhor nosso Deus nos deu uma família, uma comunidade religiosa, um emprego em uma organização, uma vaga numa escola e uma casa num bairro, Ele também nos colocou como Seus representantes nestes lugares. Representar a Deus significa agir como Ele agiria se estivesse em nosso lugar.

O verso de hoje mostra Deus perguntando a Caim acerca de seu irmão. Caim responde de forma evaziva: “Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?” Caim imagina que um irmão não é guardador do outro irmão. Engano! Cada um de nós tem uma responsabilidade diante de Deus com relação aos nossos irmãos. Infelizmente muitos hoje sofrem da mesma síndrome de Caim e ao contemplar as dificuldades de um irmão simplesmente dizem: “Cada um com os seus problemas”.

Que hoje Deus nos livre da síndrome de Caim colocando amor altruísta em nosso coração.

Oração: Amado Pai. Eu te dou graças pelo teu cuidado comigo, por tua proteção a cada minuto de minha vida. Senhor, ao viver neste mundo egoísta muitas vezes sou influenciado e torno-me insensível às necessidades de meu irmão. Ajuda-me a ter mais amor, ajuda-me a ser um cristão preocupado com o próximo. Cura-me da síndrome de Caim. É o que te peço neste dia, em nome de Jesus. Amém.

Deixe um Comentário