Imprimir Imprimir

Beleza é Fundamental?

h-um minuto com deus
“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” – I Samuel 16:7.

Na década de 80 as propagandas da UStop protagonizadas pelo Fernandinho terminavam dizendo: “O mundo trata melhor quem se veste bem” (http://www.youtube.com/watch?v=z40qqQ_lCZI). De fato, a aparência conta muitos pontos em momentos decisivos da vida como, por exemplo, no momento de uma entrevista para um novo emprego e no momento do primeiro encontro entre um rapaz e uma jovem.

A aparência muitas vezes é fator decisivo pelo fato das pessoas fazerem seus julgamentos e formarem opiniões em função daquilo que está diante dos seus olhos. O homem decide em função daquilo que vê. Quando Deus enviou Samuel à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel, Samuel achou que Eliabe, o primogênito de Jessé, seria o escolhido por Deus. No entanto o Senhor usa critérios de seleção diferentes daqueles usados pelo homem. O verso de hoje diz que o Senhor olha para o coração. Seguindo este critério, Deus escolheu a Davi, o homem segundo o coração de Deus.

Nem sempre as coisas são como aparentam ser. O mundo trata melhor quem se veste bem, mas o Senhor se agrada dos limpos de coração. Não é pecado vestir-se bem para ter uma boa aparência, mas os critérios usados pelo Senhor são os espirituais: Ele olha para nossa mansidão, humildade, altruísmo, domínio próprio e amor.

Que Deus lhe ajude a ser bonito de coração.

Oração: Pai poderoso. Quão belo é o teu caráter! Quão magníficos são os teus atributos! Por isso tu és digno de todo o louvor. Ajuda-me a cada dia contemplar a beleza de sua santidade e ser transformado à sua semelhança. Esteja comigo hoje e sempre. Em nome de Jesus te peço. Amém.