Imprimir Imprimir

Jumento Motor 1000

h-um minuto com deus
“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta.” – Zacarias 9:9.

Uma semana antes de sua morte, Cristo apresentou-se ao povo de uma forma inusitada: montado num pequeno jumento. “Eis que vem a ti o teu rei” , diz o verso de hoje. Os reis daquela época costumavam cavalgar sobre fortes cavalos de guerra, cavalos bonitos e enfeitados. Os cavalos tinham a mesma função dos automóveis de hoje: serviam como meio de transporte, mas também como demostração de status social. A sofisticação do veículo testemunhava a importância daquele que o conduzia. Surpreendentemente Jesus não escolheu um veículo sofisticado para se apresentar ao povo, mas lançou mão de um pequeno jumentinho.

Cristo veio para nos ensinar na prática o que é ser humilde. “Ele é humilde”, diz o verso, “ele é justo e traz a salvação”. A forma com que nos apresentamos ao povo diz muito a respeito do conceito que temos de nós mesmos, revela a compreensão que temos sobre nosso papel na sociedade e na igreja. Muitos líderes daquela época e de hoje têm um conceito muito elevado de si e se vêem como pessoas especiais que tem maior poder e prestígio do que a grande massa. Cristo tinha de si um conceito diferente. Ele se enxergava como uma pessoa que veio para curar, ensinar, sofrer e salvar. Veio para servir.

Cristo poderia protagonizar uma entrada em Jerusalém muito mais sofisticada, no entanto preferiu um veículo simples. Que possamos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Que aprendamos dele a humildade e a mansidão. Que estejamos alertas contra os líderes que desejam pavonear vangloriando-se com ostentações materiais.

Oração: Pai amado. Obrigado pelo exemplo de humildade de Seu Filho Jesus Cristo. Obrigado por nos revelar qual deve ser o espírito do verdadeiro líder espiritual. Neste mundo lutamos muitas vezes pelo bem estar de nossa família, mas frequentemente também temos em nossa natureza o desejo de ostentação e exibição. Ajuda-nos a sermos simples diante de Ti e dos nossos irmãos. Que ao olharmos para o seu Filho nosso procedimento seja influenciado. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.