Imprimir Imprimir

Conforme o Modelo do Monte

h-um minuto com deus
“Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.” – Êxodo 25:40.

No intuito de restaurar a comunhão com o homem e ilustrar o plano da salvação Deus ordenou a Moisés que construísse um santuário. O modelo desta grande tenda foi-lhe mostrado no monte. O santuário simbolizava a religação do homem a Deus e o modelo para a construção desta religação era de natureza divina.

Hoje nosso modelo para nossa religação com Deus não é o santuário mosaico, mas uma pessoa que subiu ao monte e de lá nos deu o exemplo da verdadeira religião.

Foi no alto de um monte que Jesus Cristo, no início de seu ministério, expôs aos seus discípulos os princípios do reino de Deus (Mateus 5-7). Foi no alto de um monte que Jesus venceu a última e mais provocante tentação de Satanás (Mateus 4:8-11). Era no alto dos montes que Jesus sozinho, em oração, buscava forças do seu Pai (Mateus 14:23; Marcos 6:46; Lucas 6:12). Foi no alto do monte que Jesus foi glorificado por seu Pai (Mateus 17:1-8; Marcos 9:2-9; Lucas 9:28-36). Finalmente, foi no monte do Calvário que Jesus entregou sua vida para a salvação dos pecadores (João 19:17 e 18).

É para este modelo que hoje devemos olhar. É para Cristo, sobre o monte, pregando, orando, vencendo a tentação, refletindo a glória do Pai e salvando a humanidade. Este é o nosso modelo de religião verdadeira.

Amigo. Que hoje você siga este modelo.

Oração: Querido Pai. Eu te louvo pelo grande, vivo e poderoso modelo que o Senhor nos ofertou. Ao olharmos para cima, para o monte, vemos o único que nos serve de modelo nesta terra. Meu Deus, que a cada dia eu possa absorver de forma mais profunda os aspectos mais importantes da religião. Que eu possa a cada dia estar mais religado a Ti. Habita no meu coração. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.