Imprimir Imprimir

Três Passos Para a Queda

h-um minuto com deus
“E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava sentado com os guardas, aquentando-se ao fogo.” – Marcos 14:54.

Pedro foi uma das figuras de maior destaque na história do cristianismo. Ao longo do ministério de Cristo nesta terra o espírito ousado, determinado e sempre falante de Pedro fazia com que ele muitas vezes fosse o centro das atenções. O relato dos momentos finais da vida de Cristo nesta terra inclui um episódio envolvendo Pedro do qual podemos tirar grandes lições para nossa vida.

Pedro professa fé irrestrita no Mestre e prometia ir até as últimas consequências para defender o seu Senhor. No entanto, toda esta determinação foi por água abaixo quando Pedro negou a Cristo três vezes. Como explicar este deslize por parte de um homem que tão corajosamente havia enfrentado os soldados do sumo-sacerdote momentos antes?

Um ato pecaminoso desta natureza não acontece de uma hora para outra. O verso de hoje cita três passos que podem ilustrar o caminho para a queda espiritual.

Primeiramente é dito que Pedro seguiu Jesus de longe. Manter distância do nosso Senhor Jesus é definitivamente o primeiro e grande passo para cairmos espiritualmente. Quando nos distanciamos do Senhor temos a impressão de que ele é pequeno e não satisfaz nossas necessidades. Neste momento somos levados a dar o segundo passo para a queda: assentarmos com os mal-feitores. Ao nos separarmos de Jesus é natural que busquemos novas associações e tais relacionamentos longe do Mestre geralmente não são dos melhores. Tais pessoas más, empenhadas na prática do mal, buscam lugares inapropriados. E este é o terceiro grande passo para a queda espiritual: ambientes desaconselháveis e propícios para a prática do pecado. Quem mexe com fogo acaba se queimando e não foi diferente com Pedro.

Amigo. Se você em algum momento deu estes três passos: separou-se do Senhor Jesus, passou a se assentar com pessoas de caráter duvidoso e começou a frequentar ambientes inapropriados, muito provavelmente você deve ter caído no mesmo erro de Pedro. Isso não significa que tudo está perdido. O Senhor olha para você com olhar de amor e te convida para voltar.

Tome a decisão de hoje andar com o Senhor Jesus.

Oração: Poderoso Pai. Quero te agradecer, meu Deus, pelas advertências e recomendações vindas de tua Palavra. Quero ser um discípulo fiel. Não quero negar teu Filho diante do mundo. Ajuda-me a andar em comunhão contigo pelos méritos do Seu Filho Jesus Cristo. Dá-me do teu Santo e bom Espírito. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.