Imprimir Imprimir

A Religião do Sim

h-um minuto com deus
“Mas a vós, que me ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.” – Lucas 6:27 e 28.

É muito comum ouvirmos a seguinte declaração: “Eu não tenho religião, não frequento nenhuma igreja, mas eu acredito que Deus existe e eu não faço mal a ninguém. Não roubo, não mato, não prejudico a ninguém.”

A questão é a seguinte: Para agradar a Deus é suficiente simplesmente não roubar, não matar, não prejudicar a ninguém?

A religião dos judeus antigos era baseada no “não”: Não faça isso, não faça aquilo, não coma isso, não vista isso, não fale isso, etc…

É certo que o cristão deve se abster de tudo o que é mal, mas a ênfase da religião ensinada por Cristo está no SIM e não no NÃO. Cristo enfatizou o que devemos fazer. Alguns podem achar que a religião do SIM apresentada por Cristo é mais fácil do que a antiga religião do NÃO e que aceitar a religião do SIM é uma tentativa liberal de facilitar as coisas e de eliminar a lei de Deus.

Isso não é verdade. Há muitos desafios na religião positiva ensinada por Cristo. Um deles está no verso de hoje. O mandamento do amor é o maior desafio do cristão. Deus não olha para o nosso conhecimento acadêmico ou para nossa capacidade de assimilar doutrinas e ensiná-las. Deus olha para nossa capacidade de amar. Um cristão graduado na faculdade de Cristo ama o próximo como a si mesmo. Um cristão pós-graduado na escola do Senhor é capaz de amar até mesmo o seu inimigo e orar por ele.

Hoje diga sim para a religião do SIM que Cristo ensinou e passe a orar pelos seus inimigos e amá-los. Afinal de contas “se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam.”

Oração: Pai. Tu conheces meu coração e sabes como eu gostaria de amar algumas pessoas, mas infelizmente não consigo. O discurso do amor é bonito, mas na prática não dá para perdoar certas atitudes de certas pessoas. Tenho dificuldades, Senhor. Ajuda-me. Quero amar meu próximo e também meu inimigo. Quero ser capaz de perdoar aquela pessoa que não me perdoou. Eu tenho que conseguir, Senhor. Faça um trabalho no meu coração, Pai. Enterneça-o, amoleça-o, para a tua honra e glória é que te peço em nome de Jesus. Amém.