Imprimir Imprimir

Especialistas em Religião

h-um minuto com deus
“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito!” – Isaías 5:20 e 21.

Vivemos no mundo da especialização. Antigamente quem fazia o curso primário e ginasial era considerado doutor. Hoje não basta ter um diploma de faculdade. O indivíduo tem que fazer pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA, PhD, especialização nisso e naquilo. Antigamente, quando alguém ficava doente, a mamãe fazia “o chazinho da vovó” para resolver o problema. Hoje não resolvemos o problema internamente, mas vamos ao médico especialista, fazemos exames computadorizados e tomamos medicamentos desenvolvidos por especialistas de grandes empresas farmacêuticas.

Hoje os problemas não são mais resolvidos por leigos, mas por especialistas: pessoas que estudaram e que têm experiência no assunto.

A febre da especialização atingiu a religião. As pessoas que desejam saber qual é a vontade de Deus para suas vidas vão às igrejas e procuram o pastor ou o padre. Elas confiam que estes são representantes especializados em religião pois estudaram para isso. Muitos confiam em suas igrejas e nas doutrinas pregadas por ela, pois há mestres e doutores que estudam profundamente e põem o selo de garantia sobre cada ensino da igreja. Infelizmente a “especialização na religião” é uma volta à era medieval quando apenas os “pais da igreja” eram considerados aptos para estudar e interpretar as escrituras. Tal fenômeno gera a arrogância espiritual que é a falsa noção de que minha igreja está certa e todas as outras estão erradas.

Quem baseia seu conhecimento religioso num estudo separado da fonte da verdade fatalmente trocará os pés pelas mãos: inverterá os valores chamando o bem de mal e o mal de bem. Estes são os sábios aos seus próprios olhos.

A verdadeira religião é aprendida de joelhos e através do estudo simples da Palavra de Deus. Que o Espírito de Deus possa te revelar a vontade do Senhor neste dia.

Oração: Deus sábio e onisciente. Quanto mais contemplo tua grandeza, mas sei que nada sei. Sou como uma criança perdida em busca de conhecimento teórico que possa me conduzir à salvação. Ajuda-me a confiar que tu me guias apesar de minhas limitações e de minha incapacidade de compreender de uma vez toda a grandeza de tua verdade. Seja o meu professor e orientador hoje e sempre. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.