Imprimir Imprimir

A Quem Estamos Enganando?

h-um minuto com deus
“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” – Tiago 1:22.

O mundo espiritual está cheio dos enganos de Satanás. Há falsas doutrinas e falsos ensinos em todos os lugares. Religiões que pregam o sucesso financeiro como consequência da fé, outros pregam a anulação da lei de Deus, outros pregam um Deus imanente e outros ainda negam um Deus pessoal e aceitam um Deus multi-pessoal composto de várias pessoas.

Mas não é dos enganos de Satanás que vamos falar hoje. Vou dedicar alguns segundos para falar sobre o engano que nós aplicamos a nós mesmos. É possível enganar-se a si mesmo? O verso de hoje diz que sim. Como isso é possível? Isso é possível levando uma vida religiosa teoricamente correta, mas completamente nula no aspecto prático.

Muitos orgulham-se por frequentar a igreja semanalmente, outros se gabam por manter e ensinar uma doutrina pura, outros crêem que obterão a salvação porque preferem ouvir a palavra de Deus no rádio e na TV em vez de gastar tempo com outros programas seculares.

Frequentar a igreja, manter uma doutrina pura, ouvir a palavra de Deus no rádio e TV são boas ações, não há dúvida. No entanto, ouvir não é suficiente. O mundo está cheio de teorias de religião. Há inúmeros teólogos, doutores em divindade, filósofos da teologia, mestres e PhDs em religião cujo trabalho é pesquisar, escrever e defender teses sobre Deus. Existem milhões de pessoas que gostam de consumir o produto das igrejas: pregações, livros, CDs de músicas evangélicas e fitas de video com sermões.

O mundo não precisa de mais teses e doutores. O mundo precisa de cumpridores da palavra, pessoas que no espírito de simplicidade de Cristo façam o que ele fez: servir ao próximo, atender a necessidade do semelhante, auxiliar a pessoa desamparada, ser a mão do incapacitado e o pão do faminto.

A lição que é apenas ouvida, logo é esquecida. A lição ouvida e praticada, sempre será lembrada.

Que Deus lhe ajude a ser um cristão prático hoje.

Oração: Amado Deus. Muitos são os enganos a que estamos sujeitos, mas o maior engano é aquele que nós aplicamos em nós mesmos. Livra-nos da tentação e do orgulho da religião teórica. Que meu coração esteja aberto para executar na prática a religião verdadeira de Cristo. Que eu possa ouvir e praticar, estudar e executar, frequentar a igreja e ajudar o próximo. Abra uma porta hoje para que eu estenda a mão a alguém que precise.