Imprimir Imprimir

Projetos Humanos

h-um minuto com deus
“Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” – Gênesis 11:4.

O ser-humano tem percebido que os seus planos e os seus projetos é que dão sentido a sua vida. De fato, quando Deus criou o homem colocou no seu coração a necessidade de ter propósitos e estabelecer alvos. O ser-humano tem necessidade de planejar, construir, perseguir alvos, realizar sonhos.

O grande problema está no estabelecimento de planos que contrariam a vontade de Deus. Planos como estes não têm vida longa. Mais cedo ou mais tarde fracassarão.

No verso de hoje recordamos o plano da construção da torre de Babel. O plano de Deus era para que seus filhos se espalhassem pela terra e a populassem. O homem, em seu desejo de exercer poder e demonstrar força, decidiu que não queria se espalhar: “para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”, disseram eles ao descrever o propósito da construção da torre.

Nossos planos devem ter o propósito de exaltar o nome do Senhor. O plano da torre não tinha este objetivo, mas seus construtores queriam exaltar o seu próprio nome.

Ademais, a torre representa o esforço humano para alcançar o céu. Esta cilada é a mais comum – tentarmos conquistar a nossa salvação por nossas próprias forças.

Vamos orar para que Deus controle nossa vida hoje.

Oração: Senhor. Tenho muitos planos e objetivos. Alguns materiais, outros espirituais, outros ainda relacionados com família e estudos. Entre em minha vida e mostre qual destes planos tem sua aprovação. Não quero construir uma torre de Babel em minha vida. Quero trabalhar ao seu lado. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.